Caves Cálem

Casa Cálem


Qualidade desde 1859 Entre as cerca de 40 marcas históricas de Vinho do Porto, a Porto Cálem sobressai como uma das mais famosas entre elas. Sendo um dos líderes de mercado em Portugal com a sua famosa gama de Vinho do Porto Velhotes Tawny, Ruby e White, praticamente todas as famílias portuguesas conhecem o nome Porto Cálem. Fundada em 1859, por António Alves Cálem, a Porto Cálem manteve-se na mesma família durante quatro gerações e sempre prestou grande atenção à produção de Vinhos do Porto de qualidade, resultando num reconhecimento por parte de todo o Mundo do Vinho. No seu início, dedicava-se à exportação de vinhos para o Brasil em troca de madeira exótica, com frota própria, símbolo ainda hoje presente no logótipo da empresa: a Caravela.

 Em 1998, a Porto Cálem passou a fazer parte da Sogevinus SGPS, S.A.. O grupo Sogevinus tem a seu cargo um universo de empresas direccionadas para a produção e comercialização de vinhos do Porto e D.O.C Douro, investimentos em quintas para assegurar a produção de vinhos de gama alta, distribuição de bebidas, bem como variadíssimos projectos na área do Turismo. A Porto Cálem tem uma invejável lista de prémios e louvores para a gama completa de produtos, especialmente para os Premium Vintages, Late Bottled Vintages e Tawnies de Idade. O primeiro Vintage produzido pela Porto Cálem foi o Vintage 1870, e os primeiros prémios incluem medalhas obtidas em Bordéus, Marselha e Bruxelas em 1897. 


Os Vinhos do Porto da Cálem ganharam medalhas de topo em importantes concursos internacionais de vinhos realizados em diversos países: Portugal, Reino Unido, França, Bélgica, Suíça, Itália, Eslovénia, EUA e Japão. Como exemplo, podemos indicar a medalha de Ouro no Vinalies Internationales para o Porto Cálem Vintage 2002; o Troféu Melhor Vinho do Porto para o Porto Cálem Vintage 2000 no International Wine & Spirit Competition; o Melhor Vinho Generoso para o Porto Cálem 20 Years Old no Japan International Wine Challenge; Best in Class para o Porto Cálem Colheita 1989 no International Wine & Spirit Competition; Porto Cálem Empresa do Ano no Vinitaly 2005.

O Porto Cálem Vintage 2003 por sua vez ganhou várias medalhas de Ouro em 2006, nomeadamente no Concours Mondial de Bruxelles, Vino Ljubljana, Bacchus, Wine Masters Challenge. Mais recentemente, a reabilitação das Caves Cálem recebeu o Prémio “Best of Wine Tourism 2006”, na categoria de arquitectura atribuída em S. Francisco, nos EUA. Trata-se de um concurso internacional promovido pela rede de capitais de grandes vinhedos (Porto, Bordéus, Melbourne, S. Francisco, Bilbao, Florença, Mendoza e Cidade do Cabo), destinado a premiar a oferta de excelência na área do enoturismo. A Porto Cálem ciente da importância da existência formal de um Sistema de Gestão da Qualidade, como componente da sua estratégia para manter o crescimento e o sucesso da empresa, apostou na implementação e certificação segundo a Norma NP EN ISO 9001:2000 (Empresa certificada desde Novembro de 2001). 

A aposta na Qualidade dos produtos que fornece, a Porto Cálem persegue objectivos que proporcionem cada vez maior satisfação aos seus clientes, colaboradores e accionistas vislumbrando sempre a sua política de melhoria contínua. O Mercado Actual A Porto Cálem vendeu mais de 3,7 milhões de garrafas de Vinho do Porto (750 ml) em 2005 e tem cerca 8 milhões de litros em stock. Portugal continua a ser o principal mercado para a Porto Cálem. As exportações também sempre foram importantes e o facto da firma possuir uma frota própria deu origem à sua imagem mais conhecida: a Caravela. Em 1880, o Brasil representava 40% do total das exportações. Hoje em dia, os Vinhos da Porto Cálem podem ser encontrados em mais de 30 países, principalmente na União Europeia e América do Norte, mas também em lugares mais distantes como o Brasil, Porto Rico, Europa de Leste e Nova Zelândia. Destaca-se como líder de mercado na Dinamarca, seguindo-se a França, o Benelux e o Reino Unido.

 Desde o Douro até Gaia A Porto Cálem dedica especial atenção à produção e colheita de uvas de excelente qualidade na região do Douro, em particular nas zonas Cima Corgo e Douro Superior, conhecidas como a “Catedral do Vinho do Porto” pelo facto de podermos encontrar nestas áreas algumas das melhores castas e também famosas Quintas, incluindo a Quinta do Arnozelo, propriedade da Porto Cálem. O nosso Centro de Vinificação (São Martinho da Anta) além de estar equipado com a melhor e mais moderna tecnologia, conta também com a longa experiência e o vasto conhecimento da região. Após o processo de vinificação no Douro, o envelhecimento dos Vinhos do Porto da Porto Cálem tem lugar nas caves da empresa, em Vila Nova de Gaia, situadas na margem oposta da histórica “Ribeira” da cidade do Porto, ao lado da ponte que atravessa o famoso rio Douro, a ponte Luiz I. Com condições perfeitas para proceder ao envelhecimento dos vinhos perfeitas, (local fresco, seco e ao abrigo da luz) os Vinhos da Porto Cálem envelhecem em barris de carvalho durante anos e anos... É também nestas caves que a Porto Cálem recebe cerca de 120,000 visitantes por ano e de onde os seus Portos partem rumo aos mercados de exportação.